segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sideboard


A Regra de Sideboard


Atualmente a regra do sideboard diz que você deve usar 0 ou 15 cartas em um torneio. Nenhum número diferente disso é permitido. Além disso, depois da primeira partida, para cada carta que você for colocar em seu deck do seu sideboard, uma carta deve ser retirada do mesmo, fazendo com que ele, depois de estar "sideboardeado", continue com a mesma quantidade de cartas que foi listada na decklist.

A nova regra muda tudo isso. Agora o máximo de cartas que você pode usar no sideboard é 15, mas não existe um mínimo. Você pode usar 0, 1, 2, 3, 8, 13... A escolha é sua, mas não pode ultrapassar de 15 cartas. Além disso, você não precisa escolher mais uma carta para sair do deck para cada carta que você acrescentar do sideboard a partir da segunda partida. Você pode, se tiver um deck com 15 cartas no sideboard, mandar todas elas para dentro e jogar com um deck de 75 cartas. Então a partir do segundo jogo, contanto que seu deck tenha pelo menos 60 cartas e seu sideboard não tenha mais de 15, tudo estará dentro do permitido.

Para ilustrar melhor, eles postaram uma tabela para explicar melhor o que será permitido ou não depois dessa mudança de regras:








Antigamente, se você tivesse listado um deck com 60 cartas e um sideboard com 15 cartas e, depois do primeiro jogo, entregasse um baralha com 61 cartas e 14 cartas no sideboard isso seria considerado uma infração e você levaria uma punição do juiz. Agora não mais.

Em termos de estratégia isso adiciona muito também. Apesar de a maioria dos jogadores continuarem usando o sideboard da maneira normal, como é agora, em algumas situações realmente compensará aumentar a quantidade de cartas no deck para fortalecer o mesmo contra uma estratégia específica. Afinal, quem nunca jogou um torneio com 61 cartas na lista principal? Agora é possível fazer isso quando for conveniente apenas, sem acabar com todas as teorias de que 60 cartas é o número perfeito e necessário para você jogar.

Se você não tem nada mesmo, MESMO, para tirar contra alguma estratégia, mas tem o que colocar, isso facilitará muito a sua vida. Vários jogadores sempre pedem e buscam por dicas de como usar o sideboard corretamente, o que tirar e o que colocar, e com essa regra se você não tiver muita certeza de como fazer isso, apesar de não parecer muito certo, basta tirar as coisas que são obviamente ruins e acrescentar as boas, mesmo que ultrapasse as 60 cartas.

Claro que tanto eu quanto nenhum jogador sensato irá te aconselhar a fazer isso de imediato, pois a melhor maneira ainda é estudar assiduamente como cada deck se comporta contra outro e sidear com base nisso. Não é atoa que desde sempre jogaram com 60 cartas no sideboard e isso não mudará (muito) agora. Contra alguns decks com certeza essa regra irá beneficiar o uso de cartas adicionais, onde jogar com mais de 60 cartas será uma vantagem, mas no momento não tem como saber ao certo contra o que ou quando isso irá ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário