quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como sidear da maneira correta.

I. Introdução

Gostaria de falar sobre o side board, que, na maioria das vezes, não é muito discutido. As 15 carta reservas são responsávis por surpresas indesejáveis que podem ser causadas aos oponentes. Nele, o jogador pode escapar um pouco das listas padrões de baralhos (muito embora também haja cartas fixas em determinadas listas).

Inicialmente, é bom saber que se pode usá-lo, no mínimo, em 50% das partidas oficiais, podendo chegar a 69% delas, caso todas as partidas chegem ao 3º game. Tais números são importantes.


II. Cartas específicas, cartas genéricas, cartas de reforço, quando usar?

II.1. O side específico é aquele que você vai por 3 ou 4 cartas para confrontar determinado baralho. Geralmente é alguma coisa que quebre um combo ou elimine as chances do oponente vencer. Exemplos: Torpor Orb contra um baralho que depende de habilidads desncadeadas, como o Valakut Ramp, Twin, Pod e etc. Naturalize/Revoke Existence contra o Hawkward, Caw Blade e etc.

Está é uma boa opção também para usar cartas com proteção ou que funcionem melhor contra certa cor. Exemplos: CoP's, Kor Firewalker, Mirran Crusader, Flashfreeze, Phyrexian Crusader e etc.

Deve salientar que usar 3 ou 4 cartas em um side compromete muito espaço, sendo necessário conhecer e confrontar 3 pontos importantes:

1º. o ambiente de jogo (field) - os baralhos que mais jogam no seu local de jogo;

2º. o(s) baralho(s) que mais ganham de modo geral (metagame);

3º. as fraquezas de seu baralho (bad match).

Com esta análise, as cartas específicas corrigem a jogabilidade na 2ª partida.

II.2. O side genérico é aquele em que você tenta atingir o maior número de baralhos que você pode confrontar. Essa postura é aconselhada em torneios grandes, evitando surpresas, ou quando o metagame ainda não está definido, geralmente porque os jogadores estão criando e/ou aperfeiçoando os decks.

Desta forma, a maioria das cartas serão 2, no máximo 3. Essa configuração lhe ajuda contrá muitos baralhos existentes no ambiente de jogo.


III.3. O side de reforço é aquele que você usa 1 ou 2 cartas e serve apenas para somar com alguma carta que você já tenha no main deck. Pode ser a mesma carta ou alguma similar, porém, mais rápida ou mais efetiva. Exemplos: 1 Viridian Corrupter no side que você usará em conjunto com o Acid Slime do main deck. 1 Timely Reinforcements no sid que você usará a mais com os 2 do main deck.
Esta modalidade de jogo é comum contra cartas lendárias, em que no 2º/3º game a carta serve para destruir a mirror e, claro, concedendo alguma vantagem para qum descer 1º. Exemplos: Umezawa's Jitle, Jace e Garruk.

IV. Como 'sidear'? O que tirar?

Essa é a tarefa mais difícil do magic e poucos são os artigos neste sentido nos sites.
Bem, a 1ª coisa é o treino, apenas você saberá, no seu jeito de jogar, o que fará mais falta ou não para o desempenho do jogo.

Contribuindo com isso, segue a orientação mais padrão possível para você saber o que tirar. É o que chamo de "priodirade de side".

1. Nunca tirar a carta-chave do deck. Exemplos: Bloodbraid Elf no antigo Jund ou Primeval Titan no antigo Valakut Ramp;

2. Tirar as cartas que tenham apenas 1 e que de nada ajuda o jogo ou contra o deck do oponente;

3. Tirar as cartas que são totalmente inúteis contra o oponente. Exemplo: Timely Reinforcements contra o antigo UR Twin;

4. Separar as cartas de custo mais auto (3+ para beat down ou 5+ para control) e tirar -1 ou -2. Reparem que as cartas de side são mágicas rápidas, raramente ultrapassando custo 3;

5. Tirar, das cartas que tenham 4, -1;

6. Tirar 1 terreno (se o deck utilizar 24+ geralmente, especialmente controle). Evite tirar os que geram mais de 1 cor. Muitas vezes, o 2º/3º game é tudo ou nada, então você tem que forçar a chance de vir as mágicas e diminuir a chance de vir terrenos;

7. Tirar, das cartas que tenham 3, -1;

8. Bom senso.

E, lembrem-se, não há uma verdade absoluta sobre o assunto. Utilize este artigo apenas como uma orientação. Abraços!




Fonte: Ligamagic.



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